Portal da Cidade Gramado

PELA PRIMEIRA VEZ

Programa Patrulheiro Ambiental Mirim terá edição em Nova Petrópolis

Alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Augusto Guilherme Gaedicke e do Colégio Padre Werner vão participar.

Publicado em 11/04/2024 às 13:35

(Foto: Francis Limberger / PMNP)

(Foto: Francis Limberger / PMNP)

O programa Patrulheiro Ambiental Mirim, do Comando Ambiental da Brigada Militar (Patram/BM), será desenvolvido em Nova Petrópolis pela primeira vez. A decisão foi tomada nessa quarta-feira, 10 de abril, durante reunião das secretarias de Educação, Cultura e Desporto e de Agricultura e Meio Ambiente do município com representantes do órgão militar ambiental.

No encontro foi definido que irão participar do programa alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Augusto Guilherme Gaedicke, do Vale Verde, e do Colégio Padre Werner, do Centro. As aulas serão ministradas por agentes da Patram/BM, e vão envolver atividades teóricas e práticas sobre a fauna e a flora do Rio Grande do Sul e da região de Nova Petrópolis.

A previsão é de que a preparação dos patrulheiros ambientais mirins comece no mês de maio. Estão previstos dez encontros e saídas de campo para reconhecimento de áreas do município. Ao final, os estudantes que concluírem a formação irão receber certificados comprovando sua participação no programa.

Participaram da reunião a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Guilherme Lohmann; a fiscal ambiental Cássia Hoffmann; e a pedagoga Carmen Santos; além do tenente Ritter e o soldado De Aquino – da Patram/BM.

Programa

O programa Patrulheiro Ambiental Mirim é destinado a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, e visa prepará-los para atuar a favor do meio ambiente através da educação ambiental. Nos encontros, os estudantes participam de ações educativas sobre resíduos sólidos domésticos (lixo residencial), saneamento básico, cuidados com o solo, a água e o ar, e aprendem sobre os ecossistemas das regiões em que residem.

Fonte:

Deixe seu comentário