Portal da Cidade Gramado

TRANSPORTE PÚBLICO

Gramado homologa empresa vencedora da licitação do transporte coletivo

A assinatura do contrato deve ocorrer na primeira semana de janeiro de 2026, com prazo de seis meses para a empresa atender às exigências do edital.

Publicado em 23/12/2025 às 13:25
Atualizado em

(Foto: Divulgação / PMG)

(Foto: Divulgação / PMG)

A Prefeitura de Gramado homologou nesta terça-feira (23) a empresa vencedora do certame para prestação do serviço de transporte público coletivo no município. A vencedora foi a Gramado Transportes Coletivos, conhecida como Gramado Turismo, que será responsável por operar o novo modelo do transporte coletivo no município. A assinatura do contrato está prevista para a primeira semana de janeiro de 2026, sendo que a empresa terá seis meses para se adequar às exigências previstas no edital.

O prefeito Nestor Tissot assinou a homologação e celebrou o momento como um marco importante. “É um momento histórico para Gramado. Esse novo contrato representa um salto de qualidade no serviço, trazendo mais dignidade e conforto para a nossa população. Estamos escrevendo um novo capítulo para o transporte coletivo da nossa cidade”, afirmou Tissot.

Já o secretário de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Fiscalização, Tiago Procópio, lembra que ao longo dos 71 anos de emancipação política do município, esta é a primeira vez que o transporte público é licitado. “É com grande satisfação que anunciamos a vencedora deste certame histórico e tão aguardado pela comunidade gramadense. A Secretaria de Trânsito será responsável pela fiscalização do contrato junto à operadora, garantindo a execução do mesmo e promovendo mais conforto aos usuários”, finaliza Procópio.

Principais avanços previstos no novo serviço:

  • Tarifa reduzida para R$ 4,00;
  • Aumento da frota: de 18 para 24 veículos, sendo 9 com ar-condicionado;
  • Ampliação de viagens mensais: de 1.620 para 3.639; 
  • Maior cobertura: de 70 mil para 106 mil km rodados por mês;
  • Implantação de bilhetagem eletrônica, frota renovada e atendimento presencial;
  • Implantação de tecnologias de gestão e comunicação com os usuários;
  • Redução na emissão de poluentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Município de Gramado

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp