Portal da Cidade Gramado

DIA DO MEIO AMBIENTE

Alunos de Nova Petrópolis visitam o Pinheiro Multissecular e plantam araucárias

Atividades com estudantes do sétimo ano da Escola São José, do Pinhal Alto, faz parte do Projeto Curi.

Publicado em 05/06/2024 às 12:05

(Foto: Adriana Rabassa / PMNP)

(Foto: Adriana Rabassa / PMNP)

(Foto: Adriana Rabassa / PMNP)

(Foto: Adriana Rabassa / PMNP)

(Foto: Adriana Rabassa / PMNP)

(Foto: Adriana Rabassa / PMNP)

(Foto: Adriana Rabassa / PMNP)

(Foto: Adriana Rabassa / PMNP)

(Foto: Adriana Rabassa / PMNP)

(Foto: Adriana Rabassa / PMNP)

(Foto: Adriana Rabassa / PMNP)

(Foto: Adriana Rabassa / PMNP)

(Foto: Adriana Rabassa / PMNP)

Nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, estudantes do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Estadual São José, do Pinhal Alto, participaram de uma saída de campo como parte do projeto ambiental Curi, do qual as escolas de Nova Petrópolis participam desde abril. A atividade envolveu visita ao Pinheiro Multissecular, um exemplar de araucária que foi tombado pela Prefeitura Municipal no ano passado e está localizado na Linha Imperial.

Durante a atividade, os estudantes percorreram a trilha que leva até o Pinheiro Multissecular, e foram respondendo perguntas elaboradas pela bióloga Patrícia Kolb, que está a frente do Projeto Curi, e pela técnica Evelyn Dinnerbier, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. No caminho, os alunos encontraram uma pinha com sinais de que serviu de alimento para algum animal, fato que rendeu mais questionamentos sobre os animais que poderiam ter consumido a pinha, entre outros.

Os jovens aprenderam sobre a história conhecida do Pinheiro Multissecular durante a visita. O exemplar de Araucária angustifolia, um dos únicos centenários encontrados no país, foi preservado graças ao interesse da família proprietária do terreno em que ele se encontra, devido ao seu porte avantajado pela idade, e também em função da declaração de imunidade ao corte determinada pela Prefeitura de Nova Petrópolis em setembro de 1982. Recentemente, em agosto de 2023, a árvore foi tombada pelo Poder Público como Patrimônio Natural, de forma a garantir sua preservação e possibilitar investimentos na área.

Para encerrar a saída de campo e fazer com que os estudantes se envolvessem e valorizem o cuidado com zonas verdes e de mata, ajudando a preservá-las e reflorestá-las, as biólogas Patrícia e Evelyn, com o apoio da professora de ciências Barbara Pivotto Ronce, e a supervisora pedagógica Gabriela Dors Battassini, convidaram para que juntos plantassem mudas de araucária em um espaço que serviu como lavoura anteriormente. Os alunos fizeram o plantio de duas árvores, identificando-as com o nome da escola e da turma, como forma de marcarem sua participação no Projeto Curi e também na recuperação daquela área degradada.

Conheça o Projeto Curi

O Projeto Curi está sendo desenvolvimento pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para incentivar os estudantes de Nova Petrópolis a conhecerem mais sobre a Araucária angustifolia, árvore típica da região da Serra Gaúcha e que tem um exemplar histórico em Nova Petrópolis. O projeto está sendo aplicado em seis escolas, para turmas do sétimo ano do ensino fundamental, e envolve uma aula teórica com aproximadamente 90 minutos de duração e uma saída de campo ao Pinheiro Multissecular da Linha Imperial.

Participam da iniciativa as escolas Otto Hoffmann, do Pousada da Neve; Augusto Guilherme Gaedicke, do Vale Verde; Bom Pastor, de Linha Brasil; Luiz Loeser, da Vila Olinda; Pedro Beck Filho, da Linha Temerária; e São José, do Pinhal Alto. Aproximadamente 170 estudantes participam.

Ao final do Projeto Curi, será realizado um encontro de encerramento, quando todas as escolas irão se reunir para conhecer a produção dos alunos durante as aulas e quando também serão apresentados os resultados obtidos no decorrer dos trabalhos. A previsão é que as atividades sejam concluídas no primeiro semestre deste ano.

Fonte:

Deixe seu comentário